Destaques

Newsletter

segunda-feira, 1 de junho de 2020

#Entrevista com autor - Especial para autores iniciantes

Oiê!
Como prometido, hoje inicio as publicações de uma série especial de entrevistas com profissionais do mercado editorial! A primeira é com uma autora e amiga muito especial, que já tem uma carreira de anos e muita experiência no meio literário: Mari Sales.
Vou me comprometer a publicar ao menos uma entrevista por semana. Na semana que vem, contudo, publicarei duas, ambas com a mesma pessoa, mas com focos diferentes: de autor e de influenciador digital. Então aguardem que essas também estão lindonas!
Na sexta-feira teremos um post sobre editoras, então fiquem atentos ;)

Sem mais delongas, segue a entrevista.



ENTREVISTA COM AUTORES – MARI SALES



1 – Você é autor independente ou autor de alguma editora?

Mari Sales: Sou autora publicada na Amazon e tenho um livro para ser lançado ainda em 2020 pela Editora Qualis, “Amor em Pedaços”.

2 – Por favor, fale um pouco sobre a sua experiência no meio literário. Como autor independente e\ou atrelado a uma editora.

Mari Sales: Como alguém que tem facilidade com a tecnologia, assim que descobri uma forma independente de publicar minhas obras, coloquei a cara no mundo. Wattpad e Amazon são as plataformas que trabalho e onde os leitores poderão me ler. Por ser independente, você decide quais processos de edição de livro irá investir, quais serão os profissionais, como será a capa e a forma de divulgação. Tudo fica por conta do autor decidir, a responsabilidade é muito grande, precisa ser autossuficiente ou encontrar alguém para trocar ideias.
Quando se tem uma editora por trás, há profissionais especializados e nos padrões da Editora. Você não decide tudo sozinho, porque a editora – pessoa – estará junto com o autor para decidir qual será a melhor forma de entregar o seu livro para o leitor. Além da plataforma e meios.

3 – Você tem um agente literário? Se sim, você recomendaria a um autor? Por quê?

Mari Sales: Não tenho agente literário, mas tenho amigas autoras e blogueiras que fazem esse papel na minha vida. Trocamos informações e influências nesse meio, apesar de fechar o negócio de forma direta, autor – editora.
Ter um agente literário depende muito de onde você quer chegar como escritor. Ele é um facilitador e possui contatos com editoras, além de alguns agentes fazerem o papel de mentor. Para iniciantes ou mesmo aqueles que querem se aperfeiçoar e tem verba disponível, pode ser uma alternativa.

4 – Você publica seus livros em quais plataformas? Fale um pouco sobre sua experiência em cada uma delas, por favor.

Mari Sales: Amazon e Wattpad.
A Amazon é onde deposito meu foco maior, por ser aquela que me dá retorno financeiro. É necessário investimento para capa, revisão e diagramação, diferente do Wattpad, que te oferece uma forma menos descomplicada de publicação, além de ser gratuito. Ambos têm seus propósitos, são digitais e te oferecem uma experiência diversificada com os leitores. Amazon tem as avaliações dos leitores como medidor de opinião enquanto no Wattpad, é possível comentar parágrafo a parágrafo.

5 – Qual a principal vantagem em publicar um livro por uma editora e\ou de forma independente? E desvantagem?

Mari Sales: São várias vantagens e desvantagens a publicação de um livro, elencarei três de cada.
Por Editora: maior visibilidade no meio literário, maior confiabilidade de qualidade para o leitor, apoio editorial nas decisões de publicação;
Desvantagens: maior responsabilidade para gerar resultados, menor retorno financeiro;

Independente: maior retorno financeiro, você decide os profissionais com quem quer trabalhar em todas as etapas de editoração do livro, maior liberdade;
Desvantagens: Se algum livro flopar, o único culpado é você, maior demanda com marketing;

6 – Como você enxerga o mercado editorial brasileiro hoje?

Mari Sales: Estamos na era digital e quem não entrou nesse mundo, está entrando por livre e espontânea pressão. Ao mesmo tempo que temos muitas pessoas bloqueadas na leitura, há outras novas entrando para suprimir essa perda. O mercado está em constante movimento e devemos estar abertos a sermos mais gestores do que autores para ser um profissional da área. Há crise, há oportunidade, há incerteza. Você tem que ter força o suficiente para escolher qual desses quer estar.

7 - Se pudesse voltar no tempo e dar um conselho a si mesmo no início de sua carreira, qual seria?

Mari Sales: Estou contente com minha trajetória literária. Tanto os bônus como os ônus foram necessários para que eu tivesse maturidade para estar onde estou. Aceito o passado do jeitinho que foi!

8 – Que conselho você daria a um autor iniciante?

Mari Sales: Escreva, sem pensar no amanhã ou na publicação do seu livro. Tire o bloqueio da sua mente e só escreva, mesmo que não faça sentido hoje, nem mesmo amanhã. Termine seu livro, releia, só então veja se é possível ir atrás de publicação ou seria melhor escrever outro. O importante é escrever.



_________________________________________________________________________________
Sobre a autora:
Mari Sales é conhecida pelos dedos ágeis, coração aberto e disposição para incentivar as amigas. Envolvida com a Literatura Nacional desde o nascimento da sua filha em 2015, escutou o chamado para escrever suas próprias histórias e publicou seu primeiro conto autobiográfico em junho de 2016, "Completa", firmando-se como escritora em janeiro de 2017, com o livro "Superando com Amor". Filha, esposa e mãe de dois, além de ser formada em Ciência da Computação, com mais de dez anos de experiência na área de TI, dedica-se exclusivamente à escrita desde julho de 2018 e publicou mais de 70 títulos na Amazon entre contos, novelas e romances.
Encontre a autora:
_________________________________________________________________________________

E aí? Curtiram? Espero de coração que sim!
Nos vemos no fim da semana ;)

Beijooooooos *----------------*

Comentários via Facebook

0 coment�rios:

Postar um comentário

© Hey, Mary Oliveira! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in