Destaques

Newsletter

sexta-feira, 12 de junho de 2020

#Entrevista com autor - Especial para escritores iniciantes


Eis-me aqui novamente, com outra entrevista, como prometido!

Fiz o máximo que pude para diversificar as trajetórias contadas aqui, escolhendo escritores que seguiram caminhos diferentes uns dos outros e que conseguiram se encontrar, formar seu público e publicar seus livros seguindo seus objetivos.

A Barb tem uma trajetória bem diferente da minha e da Mari, por exemplo, e eu, pessoalmente, adorei conhecer um pouco mais sobre ela e aprendi muito com o que ela compartilhou aqui também! Espero que entendam que não estou tentando mostrar UM caminho que dará certo, não! Meu objetivo é mostrar que existem VÁRIOS caminhos, que depende do que você deseja alcançar respondendo aquelas perguntinhas que eu já fiz aqui no blog (post da sexta-feira passada).

Perceba que você precisa descobrir o que quer e traçar seu próprio caminho seguindo seus objetivos. Daremos dicas, dividiremos o que deu certo para nós (e que pode dar pra você também!), mas é o seu caminho que você trilhará, tá? Não esquece disso!

Enfim, vamos à entrevista <3

ENTREVISTA COM AUTORES – Bárbara Sá

1 – Você é autor independente ou autor de alguma editora?

Bárbara Sá: Sou autora independente, mas já publiquei contos em antologia de uma editora.

2 – Por favor, fale um pouco sobre a sua experiência no meio literário. Como autor independente e\ou atrelado a uma editora.

Bárbara Sá: Tive a ideia para uma história em meados de 2017 e busquei uma agência, pois queria respaldo para entender o que eu estava fazendo. Nesse mesmo período fechei contrato com a Increasy, que é uma Agência Literária muito conhecida no mercado. Entre escritas e conversas com a minha agente, decidimos que eu deveria amadurecer a minha escrita com a publicação de contos na Amazon, então comecei a fazê-lo e agora, três anos depois, estou na construção do meu primeiro romance.

3 – Você tem um agente literário? Se sim, você recomenda que um autor iniciante procure por um? Por quê?

Bárbara Sá: Como disse acima, foi o meu primeiro passo como escritora. O agente te dá uma visão mais ampla do mercado e ao mesmo tempo em que tem uma visão carinhosa para com o que você está escrevendo, também enxerga a situação de maneira comercial e te guia para ser bem-sucedido na função. Recomendo muitíssimo que o autor iniciante busque pelo agente, tanto para a leitura crítica, quanto para essa parte mais comercial que a gente não sabe muito bem como fazer.

4 – Você publica seus livros em quais plataformas? Fale um pouco sobre sua experiência em cada uma delas, por favor.

Bárbara Sá: No momento eu publico apenas na Amazon. É uma empresa com a qual eu sempre me senti confortável, então comecei por ela. Gosto da facilidade de publicar na Amazon e, também, da facilidade do leitor de chegar ao livro. Acredito que criar um vínculo de autor com ela é muito importante e é visível isso, pois quando novos formatos de publicação chegam para a empresa aqui no Brasil, os autores que prezam a Amazon acabam sendo recompensados por ela.

5 – Qual a principal vantagem em publicar um livro por uma editora e\ou de forma independente? E desvantagem?

Bárbara Sá: Acho que a principal vantagem de publicar de maneira independente é ter o controle da situação. Você sente o que agrada os seus leitores e consegue passar isso pra eles sem restrições. A desvantagem é ter que cuidar de tudo sozinha. Enquanto estou produzindo o livro, tenho que procurar os profissionais que vão trabalhar com todos os passos de pós-produção; capa, revisão, diagramação, marketing de lançamento. Tudo isso torna a experiência muito cansativa.

6 – Como você enxerga o mercado editorial brasileiro hoje?

Bárbara Sá: Eu acho que estamos em um momento de boom no mercado editorial do Brasil. O respaldo da editora ainda é o grande sonho de muitos escritores, mas confesso que não sinto essa necessidade – obviamente que se surgir, irei abraçar. No entanto, penso que seja a era dos produtos digitais e que o mercado editorial brasileiro vai abraçar cada vez mais isso e os autores vão se independizar cada vez mais – mesmo com lançamentos físicos.
Então acho que é um momento de produzir e trabalhar o marketing digital dos livros. O período pós-quarentena não será fácil, mas se a gente mantém o foco no objetivo, se tornará mais simples passar por essa turbulência.

7 - Se pudesse voltar no tempo e dar um conselho a si mesmo no início de sua carreira, qual seria?

Bárbara Sá: Não sei se eu mudaria algo na minha carreira como escritora – que não é tão longa. Mas talvez me aconselharia a focar mais na escrita e publicar mais vezes. Minhas últimas publicações foram com um espaço de tempo mais curto e eu senti diferença na recepção dos leitores. Também me aconselharia a testar vários gêneros até chegar na minha persona escritora.

8 – Que conselho você daria a um autor iniciante?

Bárbara Sá: Comece. Tente. Erre. Falhe. Você só vai aprender assim. Quando escrever uma história com a qual se sente feliz e confortável, busque uma boa revisão, invista numa capa legal e procure divulgação digital, invista nisso, a diferença de resposta do público é gritante.

_________________________________________________________________________________
Sobre a influencer:

Barbara Sá é blogueira há sete anos e durante esse período se formou em Letras. Criadora do Segredos Entre Amigas, é apaixonada por romance, filmes de época e chá com limão. Aconteceu no Natal é sua primeira história publicada.


Encontre-a em:

YouTube | Site | Instagram | Amazon | Facebook |

_________________________________________________________________________________
O que acharam, hein?! Me deixem saber <3
Espero que estejam gostando! Na próxima semana trarei uma entrevista com uma revisora de textos!
Até mais!

Beijoooos *-----------*

Comentários via Facebook

0 coment�rios:

Postar um comentário

© Hey, Mary Oliveira! – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in